Estádio Nílton Santos em P&B

Mosaico

Aqui nesta página disponibilizamos as imagens desenhadas pela Turma do Roma necessárias para adaptar a maquete do Engenhão original (em azul, do então Stadium Rio) para o atual, denominado Estádio Nílton Santos (em preto e branco).

Cabe a ressalva de que as imagens desenhadas não são tão detalhadas como as originais, mas o resultado é bem bacana, conforme as fotos. A adaptação será mais fácil para quem tem a maquete do Engenhão original desmontada, guardada na caixa. Para os que já montaram a maquete, vai dar um pouco mais de trabalho, pois tem que desmontar várias partes.

Na prática, a caracterização alvinegra da maquete consiste em colar as imagens desenhadas – do campo e da pista de atletismo; das arquibancadas Leste e Oeste superiores; e das arquibancadas Norte, Sul, Leste e Oeste inferiores – sobre as respectivas peças da maquete original, necessariamente desmontadas. Quando a maquete já está montada, a colagem fica mais difícil devido às dobras e à necessidade de corte das imagens para os encaixes, o que só é possível com as peças livres.

Além do trabalho de cortar cada uma das imagens, a atividade mais trabalhosa é fazer os (vários pequenos) cortes dos encaixes nos seis lances das arquibancadas, com um estilete, no verso, a partir da marcação feita utilizando-se das peças originais, como se fosse um molde. Tem que ter paciência…

Uma vez tudo cortado, basta colar e montar normalmente, conforme as instruções originais.

Quem conseguir, pode enviar as fotos por email para roma@turmadoroma.com.br.

Então, enquanto não lançam a maquete oficial do Estádio Nílton Santos, divirtam-se com esta adaptação.

Bom trabalho!

Roma

Arquibancadas Oeste e Leste superiores Arquibancadas Norte, Sul, Leste e Oeste inferiores Campo e pista de atletismo

 

Maquete iluminada (holofotes)

Mosaico_2

Após a caracterização do Estádio Nílton Santos em P&B, um investimento bem interessante e simples é a iluminação, mas que faz toda a diferença. A simulação dos holofotes é feita com fita de LED, encontradas em qualquer boa loja de iluminação, ligadas numa fonte de 12V, com a opção de um interruptor.

Segue o material:

  • 2 fitas de LED de aproximadamente 20 cm cada;
  • 1 interruptor (de abajur);
  • 20 cm de fio (para a instalação do interruptor);
  • 1 fonte de 12V